Wednesday, July 27, 2011

Dia 349


Ontem fui uma luz. Hoje sou uma luz.
Uma luz serei entre as tuas espáduas e no interior
da tua boca, na tua nuca incandescente, no ombro que
a minha língua percorre, faminta e transtornada.
A tua pele é um doce delírio, um fogo em território de paixão,
percorrido à velocidade desta luz. Sobre ela correm
animais assustados, fugindo da voracidade dos meus lábios,
dos meus dentes que mordem a surpresa.
E em cada centímetro do teu corpo beijo árvores e casas
de uma cidade branca onde Deus habita, e onde esvoaça
para o céu da minha boca um coro de anjos transparentes
que exultam aleluias no meu sangue.
O meu corpo é uma pátria de desejo. A tua boca
um poema manuscrito, dito em silêncio à minha boca
que mastiga as tuas palavras de seda, e de sede. E de incêndio.
Beijo a tua voz, e mordo nos teus gemidos as raízes da água,
as raízes do dia, as raízes da música, enquanto
longe dos nossos beijos, tudo grita, tudo se cala gritando.
Só a noite chegará atrasada à festa do teu corpo
no meu corpo. Da tua voz na minha voz. Das tuas mãos
nas minhas mãos. Da tua pele na minha pele.
E nem mesmo ela conseguirá aperceber-se de qual
de nós é o sorriso que quase a ilumina. Porque
as nossas bocas permanecerão
coladas.


Joaquim Pessoa
(do livro a publicar, ANO COMUM)

11 comments:

Anonymous said...

A boca extrai segredos de mel
onde antes nada se movia.

Um grande escritor!
Obrigada por compartir!!!

Um beijo

salvoconduto said...

Pegando nas palavras do poeta realinho-as, tudo cala, tudo grita calando-se.

Abreijos.

trepadeira said...

A amostra entusiasma.

Um abraço,
mário

Fernando Samuel said...

Quando é que esse livro é publicado?
Já cá devia estar...

Um beijo grande.

viajantes said...

este corre no sangue e exalta a luz.
Obrigada maria pela amostra

Filoxera said...

Fabuloso, este amor incandescente!...
Beijos.

svasconcelos said...

Sempre tão bem trazido, este Pessoa.:)) Um beijo, Maria.

Maria said...

Muito obrigada por terem passado aqui.
Este livro de Joaquim Pessoa deverá sair em Setembro. Sei que é um livro fantástico!

Beijos a todos.

Maria said...

.83.

mfc said...

Ele exalta o amor de uma forma forte e sentida.

Duarte said...

Vaya, vaya...
Maria, que ritmo! Começarei por afirmar que será obra de êxito. Gosto.
Abraços